CÓDIGO BNCC – HABILIDADES
( ESCOLHER DE ACORDO COM A ATIVIDADE A SER APLICADA)
2º ANO
- EF15LP05
Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. - EF12LP11
Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. - EF15LP14
Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias). - EF12LP05
Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos. - EF02LP14
Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. - EF15LP05
Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. - EF15LP07
Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
3º ANO
- EF35LP07
Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. - EF35LP25
Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.EF15LP05
Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas. - EF15LP07
Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital. - EF35LP08
Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade. - EF35LP25
Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
4º ANO
- EF04LP08
Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas). - EF35LP07
Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. - EF35LP25
Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens. - EF35LP29
Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas. - EF04LP07
Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).
5º ANO
- EF35LP25
Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens. - EF15LP06
Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. - EF15LP07
Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital. - EF35LP07
Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. - EF35LP09
Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
ROTEIRO PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS – PASSO A PASSO PARA OS ALUNOS –
1 – SITUAÇÃO INICIAL:
Quando acontece a história?
Onde acontece?
Quem são as personagens?
2 – CONSEQUÊNCIA:
Qual o problema que a personagem principal enfrenta?
O que sente a personagem principal dentro do problema?
As personagens têm as características certas para enfrentar o problema?
3 – RESOLUÇÃO:
O que a personagem faz para resolver o problema?
O que acontece no final da história?
Como se sente a personagem no final da história?
ESCRITA DO TEXTO
Escreva o texto no rascunho. Será o momento de passar para o papel as ideias organizadas na mente. Durante a escrita, fique atento se os acontecimentos da história estão ligados uns aos outros e se eles levam ao final escolhido por você.
REVISÃO DO TEXTO
Leia e releia o que você escreveu para verificar se:
Sua história está completa:
Conta quem são as personagens;
Onde e como elas vivem;
O que aconteceu para alterar a vida da personagem principal;
Como ela se sentiu;
O que fez para resolver o problema e que conseqüências tiveram essas ações.
Usou expressões como: “um dia”, “naquele mesmo dia”, “na manhã seguinte”, “então”, para indicar a passagem de tempo e fazer ligação entre os fatos da história.
Usou letra maiúscula quando necessário;
Usou pontuação correta nos diálogos;
Grafou as palavras corretamente. Use o dicionário sempre que tiver dúvidas;
Deu título a sua história.
Sugestões de atividades
ATENÇÃO: SE VOCÊ É UM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO OU DESEJA SER, NÃO PERCA MAIS TEMPO!
Faça cursos com agilidade na formação, SEGURANÇA e certificação válida em todo território nacional!
Faça cursos com agilidade na formação, SEGURANÇA e certificação válida em todo território nacional!
O IDF CURSOS é uma instituição com reconhecimento no mercado.
Nossa certificação é aceita pelas secretarias de educação e concursos públicos de todo país, sempre que solicitadas perante edital.
Faça cursos populares😍
Faça cursos populares😍
Comentários
Postar um comentário