Plano de Aula: Educação Física - Recreação, Jogos e Brincadeiras - Alinhados a BNCC


COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – BNCC

1. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.
2. Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.
3. Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.
4. Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.
5. Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.
6. Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.
7. Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.
8. Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde.
9. Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário.
10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

PLANO DE AULA


Disciplina: Educação Física

Conteúdo da aula: Recreação.

UNIDADES TEMÁTICAS – Brincadeiras e jogos

OBJETOS DE CONHECIMENTOS – Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional

  • HABILIDADE

    (EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

  • (EF12EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.

  • (EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.

  • (EF12EF04) Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.

Introdução:

No primeiro momento será feito um alongamento com os alunos, depois uma breve conversa de como será desenvolvida a aula.


Desenvolvimento:

1ªCorda no chão:

  • estender uma corda no pátio de modo que fique em curvas, primeiro cada aluno deverão caminhar com os dois pés equilibrando se sobre a mesma, provavelmente alguns alunos apresentarão dificuldades. Segundo momento, deverão realizar a mesma tarefa, porém desta vez terá um colega de cada lado (apoiando) segurando pelo braço, para que consiga realizar a atividade com sucesso. Regra não poderá pisar fora da corda.

 Risonhos:

  • Os alunos sentados em círculo no pátio. O professor combina que irá lançar a bola para o alto e enquanto a mesma estiver no ar eles deverão rir sem parar, mas quando a bola tocar no chão, todos deverão se calar imediatamente. Se alguém “estourar” deverá pagar uma prenda, ou seja, um castigo leve (pular com uma perna só, imitar um animal,…).

3ª Lencinho na mão:

  • Os alunos dispostos em círculo e abaixados ou sentados no chão. O professor escolhe um jogador que receberá um lenço (ou outro objeto que possa substituí-lo), então o aluno caminha pelo lado de fora do círculo e aleatoriamente sem que percebam deixa o lenço atrás de um colega, onde este pegará o lenço e correrá atrás do colega tentando pegá-lo. Caso isso aconteça o colega pego vira pegador. Para se salvar o fugitivo deve se sentar no lugar que o colega (pegador) estava.

4ª Bola na cabeça:

  •  Formam-se duas colunas com o mesmo nº de participantes, distribui uma bola ao primeiro jogador de cada coluna, explicando que deverão passar a bola ao colega seguinte com ambas às mãos por cima de sua própria cabeça e segue o procedimento até o último jogador da coluna que por sua vez corre para frente e repete o exercício de modo que quem deu inicio retorne novamente na posição onde começou o jogo. A equipe ou coluna que realizar a tarefa primeira sem deixar a bola cair no solo será declarada vencedora.

Síntese integradora:




Comentários

Postar um comentário