Plano de Aula Semanal alinhado à BNCC: Códigos Alfanuméricos na Educação Infantil - Sequência Didática : dobraduras, colagens, quebra-cabeça da escola, história e alfabeto móvel.

PLANEJAMENTO SEMANAL – EDUCAÇÃO INFANTIL

Professora:

Turma: 2º PERÍODO

Período de: 

Planejamento:

Campo de
experiência

Direitos de aprendizagem

Objetivos de aprendizagem

(geral e específico)
O eu, o outro, o nós.EXPLORAR diferentes formas de interagir com parceiros diversos em situações variadas, ampliando sua noção de mundo e sua sensibilidade em relação aos outros.(EI03EO03) ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.Conviver com as diferentes situações e participar ativamente dos processos de elaboração e produção.(3)
Corpo, gestos e movimento.EXPLORAR amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, produção de sons e de mímicas, descobrindo modos de ocupação e de uso do espaço com o corpo.
EXPRESSAR corporalmente emoções e representações tanto nas relações cotidianas como nas brincadeiras, dramatizações, danças, músicas, contação de histórias.
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.Pensar e desenvolver sua capacidade habilidades manuais;

Traços, sons, cores e formas.BRINCAR com diferentes sons, ritmos, formas, cores, texturas, objetos, materiais, construindo cenários e indumentárias para brincadeiras de faz-de-conta, encenações ou para festas tradicionais.

EI03TS01) utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.Recriar a partir de imagens, figuras e objetos que produz sons usando material simples e ensaiando algumas produções expressivas.
Escuta, fala,pensamento e imaginaçãoCONVIVER com crianças e adultos em situações comunicativas cotidianas, constituindo modos de pensar, imaginar, sentir, narrar, dialogar e conhecer.
PARTICIPAR de rodas de conversa, de relatos de experiências, de contação e leitura de histórias e poesias, de construção de narrativas, da elaboração, descrição e representação de papéis no faz de conta, da exploração de materiais impressos e de variedades linguísticas, construindo diversas formas de organizar o pensamento.
EI03EF01) expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.Criar brincadeiras cantadas, poemas e rimas.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformaçõesCONHECER-SE e construir sua identidade pessoal e cultural, reconhecendo seus interesses na relação com o mundo físico e social.

(EI03ET01) estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.Identificar e registrar quantidades por meio de deferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos, etc.).

Atividades permanentes:

(x) Rodinha da conversa          (x) Novidades do dia                                                           (x) Oração                                    (x) Momento da leitura
(x) Música e movimento          (x) Trabalhando com os crachás                                         (x) Caixa de areia                       (x) Parque
(x) Hábitos de boa higiene      (x)Exploração dos cartazes da sala                                   (x) Brincadeiras cantadas       (x) Calendário
(  ) Biblioteca                               (x) Brincadeiras livre no pátio                                           (  ) Informática                            (x)  Apresentações
(  ) outros

1.                Recursos:
Folhas A4, aparelho de som, material do aluno, tesoura, sala de vídeo, revistas para dobraduras, cola, quebra-cabeça da escola, pdf da história, vídeo da história e alfabeto móvel.

2.                Avaliação:
Será feita no decorrer das aulas observando a destreza e coordenação motora fina dos alunos nas atividades, além de observar quem reconhece letra inicial, letra final, quantidades de letras nas palavras e vogais.

3.                Observações:

Estratégias metodológicas
Dia/dataEstratégias
Segunda-feira
26.08.2019
– INGLÊS – DAIENE; (NÃO HAVERÁ DEVIDO O CURSO DO SEFE).
– VÍDEO: Leitura da história
Interpretação da história em roda de conversa.
– ATIVIDADE: Pintura, recorte e colagem dos soldadinhos de chumbo para colar no barquinho de papel.
– DOBRADURA: Barquinho de papel.
– CARTAZ COLETIVO: barquinho de papel.
Terça-feira
27.08.2019
– RECREAÇÃO – LUCIENE
– RECREAÇÃO – LUCIENE
– Atividade: música Marcha soldado – quebra cabeça;
Quarta-feira
28.08.2019
– ALFABETO MÓVEL: Alfabeto móvel com colagem: Brasil, soldado e bandeira.
– MÚSICA – SUELY;
– ATIVIDADE: matemática contagem dos elementos
– Jogar quebra-cabeças da escola;
Quinta-feira
29.08.2019
– DOBRADURA: chapéu de papel.
– Dinâmica de escrita espontânea: Marcha soldado.
– PARQUE;
Sexta – feira
30.08.2019
– PARQUE DE AREIA; (DEVIDO AO CLIMA SECO NÃO FAREMOS ESSE MOMENTO) – explorar a atividade de quarta o alfabeto móvel:
– letra inicial, letra final, pintar as vogais, quantidade de palavras;
– EXPLORAR A TAREFE DE CASA;
– DIA DO BRINQUEDO;




ATENÇÃO: SE VOCÊ É UM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO OU DESEJA SER, NÃO PERCA MAIS TEMPO! 
Faça cursos com agilidade na formação, SEGURANÇA e certificação válida em todo território nacional!
IDF CURSOS é uma instituição com reconhecimento no mercado.
Nossa certificação é aceita pelas secretarias de educação e concursos públicos de todo país, sempre que solicitadas perante edital.
Faça cursos populares😍


Comentários