Auxilio para Aprendizagem em Casa: Propostas de atividades para crianças a partir de 3 anos - Alinhado à BNCC
Para que a BNCC não se transforme em uma lista de conteúdos a serem trabalhados, as escolas devem focar no desenvolvimento integral dos estudantes, envolvendo aspectos cognitivos, sociais e pessoais. Nesse sentido, devem-se oferecer propostas de ensino mais centradas na aprendizagem do aluno por meio de metodologias ativas, buscando maior engajamento e valorização de experiências, permitindo articulação entre as diversas áreas do conhecimento e a resolução de demandas complexas da vida cotidiana.
BNCC
CONCEPÇÃO DE CRIANÇA – Reforça a visão da criança como protagonista em todos os contextos de que faz parte: ela não apenas interage, mas cria e modifica a cultura e a sociedade.
OBJETIVO – A partir de um significativo avanço no entendimento de como a criança aprende, oferecer referências para a construção de um currículo, baseadas em direitos de desenvolvimento e aprendizagem bem definidos.
COMO ESTÁ ORGANIZADO – As diversas áreas de conhecimento e as diferentes linguagens são integradas por meio dos Campos de Experiência. Parte-se do pressuposto de que a criança aprende por meio das experiências vividas no contexto escolar.
INTERLOCUÇÃO DOS CAMPOS
A atividade promove todos os Direitos de Aprendizagem listados na BNCC e permite trabalhar os cinco Campos de Experiência. Também dialoga com vários dos objetivos específicos definidos na Base. Alguns deles estão listados a seguir:
1 (EI01EO03) INTERAGIR COM CRIANÇAS DA MESMA FAIXA ETÁRIA E ADULTOS AO EXPLORAR ESPAÇOS, MATERIAIS, OBJETOS, BRINQUEDOS.
2 (EI02EO03) COMPARTILHAR OS OBJETOS E OS ESPAÇOS COM CRIANÇAS DA MESMA FAIXA ETÁRIA E ADULTOS.
3 (EI01CG02) EXPERIMENTAR AS POSSIBILIDADES CORPORAIS NAS BRINCADEIRAS E INTERAÇÕES EM AMBIENTES ACOLHEDORES E DESAFIANTES.
4 (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
5 (EI01EF06) COMUNICARSE COM OUTRAS PESSOAS USANDO MOVIMENTOS, GESTOS, BALBUCIOS, FALA E OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO.
6 (EI01ET03) EXPLORAR O AMBIENTE PELA AÇÃO E OBSERVAÇÃO, MANIPULANDO, EXPERIMENTANDO E FAZENDO DESCOBERTAS.
7 (EI01ET02) EXPLORAR RELAÇÕES DE CAUSA E EFEITO (TRANSBORDAR, TINGIR, MISTURAR, MOVER E REMOVER ETC.) NA INTERAÇÃO COM O MUNDO FÍSICO.


“A CRIANÇA DEVE BRINCAR LIVREMENTE E INTERAGIR”
ATENÇÃO: SE VOCÊ É UM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO OU DESEJA SER, NÃO PERCA MAIS TEMPO!
Faça cursos com agilidade na formação, SEGURANÇA e certificação válida em todo território nacional!
Faça cursos com agilidade na formação, SEGURANÇA e certificação válida em todo território nacional!
O IDF CURSOS é uma instituição com reconhecimento no mercado.
Nossa certificação é aceita pelas secretarias de educação e concursos públicos de todo país, sempre que solicitadas perante edital.
Faça cursos populares😍
Faça cursos populares😍
Comentários
Postar um comentário